quarta-feira, 28 de abril de 2010

Juruvá


É uma ave madrugadora, que costuma cantar ao final da noite, pouco antes do amanhecer. Quem não conhece seu canto pensa se tratar de uma coruja. Ativo durante o dia, gosta de ciscar no solo onde passa um bom tempo. Costuma ficar no interior da mata.
Veja que bonita é a lenda da Juruvá nos comentários.



Um comentário:

  1. A JURUVA e a MÃE do FOGO

    Numa madrugada, ao sair do ninho, a Juruva avistou na clareira da floresta a Mãe do Fogo, que se lamentava e chorava. Ao se aproximar, descobriu que a outra desesperava-se porque perdera o fogo com que acendia o Sol para iluminar a Terra.

    Tentando ajudar a divindade, a Juruva voou até a casa de um velho pajé e contou-lhe a desgraça que ameaçava a Mãe do Fogo. O velho sábio ajeitou uma brasa entre as penas da longa cauda da ave para que a Juruva pudesse transportá-la. Assim se explica a falha próxima à ponta da cauda que essas aves apresentam.

    A Mãe do Fogo recebeu-a radiante e disse-lhe: "-O pajé é a prudência e tu, Juruva, és a inspiração. Salvastes o mundo."

    (Transcrito da pág. 108 do livro "Aves Brasileiras e Plantas que as atraem" de Johan Dalgas Frisch e Christian Dalgas Frisch - 3a. Ed.)

    Obs. Não encontrei no livro, mas penso que é uma lenda Guaraní, pois eles são os habitantes mais numerosos da região de ocorrência dessa espécie.

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog