quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sanhaço de coqueiro


Costumam pousar nas partes mais altas da vegetação, muitas vezes são vistos contra o céu, em situações de iluminação onde os contrastes desaparecem. Nessas situações, quando o sanhaço do coqueiro voa mostra uma faixa clara (na verdade, amarelada) no meio das penas longas da asa, característica marcante dessa espécie.
A cor esverdeada dominante é suficiente para determiná-lo, quando as condições de luz o permitem. Notável também é sua vinculação com palmeiras. Caça insetos no meio das folhas, às vezes ficando de cabeça para baixo nessa busca. Também apanha insetos em vôo, especialmente cupins e formigas aladas, saindo de um poleiro exposto e, meio desajeitado quando comparado como os siriris e outros mestres desse tipo de captura, volta ao pouso original ou próximo.
Muito ativo, vive em casais e pequenos grupos, provavelmente familiares. Está sempre movimentando-se nas horas frescas do dia, lançando-se em vôos longos sobre os rios ou áreas abertas. Ocasionalmente, está na parte baixa da vegetação. Além de insetos, complementa a dieta com frutos, especialmente da embaúba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog