sexta-feira, 7 de maio de 2010

Flor Camarão-vermelho, nome científico: Pachystachys coccinea.


A flor-camarão (Justicia brandegeana, embora conhecido anteriormente como Beloperone guttata) é um subarbusto da família das acantáceas, nativo do México,tal planta possui folhas ovadas e inflorescências em espigas, brácteas de tom castanho, salmão, amarelado,vermelho ou rosado, que protegem e por vezes ocultam pequenas flores brancas. Também é conhecida pelos nomes de beloperone, camarão, camarão-vegetal e planta-camarão.








.

Cogumelo Amarelo Gymnopitus sp.


Os cogumelos são fungos com uma estrutura simples, sem raízes, folhas ou flores. Por serem desprovidos de clorofila não têm capacidade de produzir substância orgânica, pelo que não subsistem autonomamente,nutrem-se a partir de outros seres vivos, organismos mortos ou matéria orgânica em decomposição.

Estes fungos desempenham um papel importante numa dieta variada, isoladamente ou como ingredientes para molhos e condimentos.
Por serem pobres em calorias mas ricos em proteínas, sais minerais e oligoelementos, são indicados em muitas dietas hipocalóricas, prescritas em situações de obesidade ou diabetes não-insulino-dependente. É ainda um alimento pobre em sódio, o que o torna adequado a dietas com restrição salina. Nomeadamente em dietas para hipertensos ou doentes hepáticos crónicos. No entanto, pelo facto de libertem escórias de ácido úrico, são contra-indicados para pessoas que sofrem de hiperuricémia, gota e cálculos urinários.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quero Quero


O quero-quero é uma ave do tamanho de uma perdiz e caracteriza-se pelo colorido geral cinza-claro, com ornatos pretos na cabeça, peito e cauda. A barriga é branca e a asa tem penas verde-metálicas. Apresenta um penacho na região posterior da cabeça; o bico e as pernas são vermelhadas e tem um par de esporões no encontro das asas.
O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios.


Cobra Cipó verde


Cobra cipó (Chironius bicarinatus) é uma espécie de cobra não venenosa, de cor verde, que habita a América do Sul, na região da Mata Atlântica. Trata-se de um réptil da ordem Squamata, família Colubridae.

Caranguejo cancer pagurus


Popularmente são conhecidos como caranguejo-do-rio, caranguejo-d'água-doce, caranguejo-de-água-doce, goiaúna e guaiaúna. Em alguns lugares da Bahia ainda é conhecido como gajé. Encontrados em todo o Brasil, em córregos e riachos de água corrente. Possuem carapaça alta e arredondada, com cerca de 5 cm de comprimento e cor marrom-escura avermelhada.

Tiriba de testa vermelha



O tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis) é uma ave florestal encontrada do estado brasileiro da Bahia ao estado do Rio Grande do Sul, bem como no Uruguai, Paraguai e Argentina. Tais aves chegam a medir até 27 cm de comprimento, com região auricular parda e face branca, fronte, abdome e inferior da cauda vermelhos. Também são conhecidas pelo nome de cara-suja.


Araçari Banana


O bico enorme é de cor verde oliva, com vermelho até a base, as partes superiores também são de cor verde escuro, brilhante e amarelado na frente. A fêmea e o macho são parecidos, exceto pelo comprimento do bico, que na fêmea é quase um terço menor.Alimenta se de frutinhas do palmito (veja a importância da preservação da Mata Atlântica), insetos, ovos e até Filhotes de outras aves.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Embaúba



Também chamada de árvore da preguiça, pois seus frutos são alimento preferido por este animal. As embaúbas são árvores leves, pouco exigentes quanto a solo, e muito comuns em áreas desmatadas em recuperação. Possuem frutos atrativos a várias espécies de aves, são capazes de se dispersarem rapidamente. Como possuem caule e ramos ocos, vivem em simbiose com formigas especialmente as do gênero Azteca, que habitam no seu interior e que as protegem de animais herbívoros - daí seu nomes castelhanos de hormigo ou hormiguillo.

Xaxim


Nativo da Mata Atlântica e América Central (especialmente dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul). Possui cáudice ereto, cilíndrico, e frondes bipenadas de até 2 metros. Devido à extração desenfreada do cáudice para uso no cultivo de outras plantas, a espécie está ameaçada de extinção e sua extração está proibida em todo o Brasil. Também é conhecido pelos nomes de samambaiaçu e samambaiaçu-imperial.

Tie Galo



 Conhecido também como galo-de-bando, gurundi-preto, xau-preto e gurricha (Pará). O macho é preto com uma crista laranja-avermelhada, a parte baixa das costas e o centro da garganta marrons; a fêmea é toda marrom.

casal de Saís verde Tem tem



É o maior dos “saís”. Também conhecida como saí-tucano (Rio de janeiro) e tem-tem.
Mede 13,5 cm de comprimento e pesa 18,5g (macho). O macho é verde-azulado com o alto e os lados da cabeça pretos e os olhos vermelhos e a fêmea é verde-opaca, com a garganta e o centro da barriga amarelados e os olhos escuros. Tem bico relativamente largo, de mandíbula amarelo-clara.

Borboleta Asa de Vidro


O tecido de parte de suas asas é transparente, o que justifica seu nome popular em inglês "glasswing" (asas de vidro) e em espanhol "espejitos" (espelhinhos)
A coloração das bordas são, geralmente, marrom escuro e, às vezes, com detalhes entre vermelho e laranja.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bromélias



Lírio do Brejo




O lírio-do-brejo é uma planta herbácea, rizomatosa e de pequeno porte, alcançado cerca de 25 cm de altura. O rizoma é horizontal, espesso e responsável pelo espalhamento da planta. As folhas crescem aos pares, elas são muito largas, lisas, brilhantes e apresentam forma oval. Sua disposição ereta e sua leve concavidade facilitam o rápido escoamento da água até as raízes da planta. As florzinhas brancas, delicadas e perfumadas despontam pendentes em inflorescências eretas. Estas flores são cerosas, em forma de sino e formam-se na primavera. Ricas em néctar, elas são muito atrativas para as abelhas. Os frutos que se seguem à polinização são bagas pequenas e vermelhas, com sementes duras.

Libélula Azul


A libélula (também conhecida por libelinha, em Portugal) é um insecto alado pertencente à sub-ordem Anisoptera. Como características distintivas contam-se o corpo fusiforme, com o abdómen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semi-transparentes. As libelinhas são predadoras e alimentam-se de outros insectos, nomeadamente mosquitos e moscas. Este grupo tem distribuição mundial e tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos. As larvas de libelinha (chamadas ninfas) são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insectos mas também de girinos e peixes juvenis.

Casal de canários


O canário (Serinus canaria), ou canário do reino, ou, popularmente, canarinho é um pequeno pássaro canoro, membro da família Fringillidae. Este pássaro é originário dos Açores, da ilha da Madeira e das ilhas Canárias. O seu nome vem destas últimas, sendo que o nome das ilhas vem da palavra em latim canaria que significa "dos cães", já que os romanos encontraram ali muitos cães selvagens. O nome canário-do-reino foi dado em oposição ao canário-da-terra-brasileiro, pois os canários eram levados por piratas e navegadores como presentes aos reis europeus.

Beija Flor Tesourão


Os beija-flores são sem dúvida um dos grupos de aves mais típicos do continente americano, com suas cores iridescentes, rapidez descomunal, capacidade de pairar no ar e tamanho reduzido. O beija-flor-tesoura é talvez o integrante mais famoso desse grupo, ao menos no Brasil não amazônico,pela beleza de sua coloração, pela tesoura facilmente reconhecível e principalmente pelos seu comportamento abusado, é um dos maiores e mais briguentos beija-flores. É também conhecido como beija-flor-rabo-de-tesoura e tesourão. ele é bastante agressivo e defende seu território ferozmente.

Beija flor rajado


Devido à perda de habitat está classificado como próximo a entrar em perigo de extinção.
É um beija-flor grande, pesa 10 gramas. É pardo e tem o peito estriado de preto, a garganta é laranja-escuro com uma listra no meio e a mandíbula é amarela. Também tem uma mancha amarelada no supercílio e a cauda é larga e curta com as penas laterais pardo-claras. A fêmea apresenta o bico com uma leve curvatura para baixo enquanto o macho possui o bico retilíneo, o que pode ser explicado por diferença de hábitos alimentares, além disso o macho possui a faixa superciliar esbranquiçada.

Seguidores