sábado, 23 de abril de 2011

Mariquita




Apresenta um comprimento de 10 centimetros e um peso de 7,5 gramas. O colorido é espetacular, pelo contraste entre o amarelo vivo da região ventral (alaranjado no peito e cinza azulado das costas). A área ao redor dos olhos é negra e chama a atenção, bem como as duas faixas brancas nas asas e o branco nas penas externas da cauda. No meio das costas apresenta uma área amarelada, visível somente sob excelente iluminação e quando a ave apresenta esse local em suas cambalhotas na busca de alimentação.
Apesar das cores, pode passar despercebida no meio das galhadas altas. O seu canto, uma seqüência rápida de notas agudas aceleradas no meio e reunidas para terminar em notas mais espaçadas. Serve como contato para os membros do casal. 



sexta-feira, 22 de abril de 2011

Viuvinha






O contraste entre o negro do corpo e o branco do alto da cabeça é exclusivo desta espécie. Quando voa, é possível ver a grande área branca nas costas, antes da cauda. As duas penas centrais da cauda são muito longas (chegam a 10cm nos machos) e destacam-se pelo comprimento e pelo alargamento nas pontas. As fêmeas possuem-nas menores, embora seja necessário observar o casal junto para ter certeza dos sexos. 

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Araçari-poca












Conhecido também como araçari-do-bico-pintalgado, araçari-tirador-de-leite (Minas Gerais) e saripoca-de-bico-riscado.
Gente que frequenta ou mora na mata, costuma dizer que, quando os araçaris estão batendo o bico e promovendo aquela algazarra toda, é sinal de que o tempo vai virar. Fazem parte, portanto, do instituto de meteorologia da natureza.
Mede cerca de 33cm. de comprimento. O macho apresenta cabeça, garganta e peito pretos, os quais são marrons na fêmea. 

Alimenta-se principalmente de frutos, como os da embaúba e coquinhos de palmeiras, entre outros. Cospe os caroços, sendo importante agente na distribuição de sementes pelas florestas, ajudando na recuperação de áreas alteradas,come também brotos e insetos.
 Afirma-se, ainda, que come filhotes de outras aves.


Habita a copa de florestas úmidas, em seu interior e nas bordas. Como os demais araçaris, vários indivíduos costumam dormir juntos em um mesmo buraco de árvore. Quando o araçari canta, o som que ele emite é muito engraçado, algo como “kulik-kulik-kulik”, sempre pela madrugada ou à tarde. 

Cogumelos de troncos de arvores


Os cogumelos não possuem a substância verde chamada clorofila. Os vegetais, que possuem Clorofila, podem usar a luz do sol para produzir carboidratos, um tipo de alimento de que precisam. Produzem a partir da água e do dióxido de carbono, um dos gases existentes no ar. Os cogumelos não têm o verde das folhas e precisam utilizar o alimento que já foi produzido por alguma planta verde. Por isso, encontram-se em tocos de árvores, nas folhas e em gravetos em decomposição ou mesmo nos solos muito ricos. Dessa forma, obtêm o alimento de que precisam.
As vezes, encontra-se uma espécie que se desenvolve em troncos ou galhos de árvores vivas. Os cogumelos que crescem nas plantas vivas são chamados parasitos. Ou podem crescer no húmus, como saprófitos, aproveitando a putrefação de organismos mortos.
A principal parte do cogumelo, o micélio, vive inteiramente da matéria em que está imerso e que lhe fornece alimento. Quando o mecélio cresce em troncos ou em árvores, provoca a decomposição desses. A decomposição fornece mais matéria orgânica para alimentar o cogumelo.
O cogumelo precisa de bastante umidade. Depois de uma temporada chuvosa, eles brotam, de repente, em grandes quantidades. 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Socozinho







O socozinho (Butorides striatus) é uma espécie com ampla distribuição nas áreas alagadas das Américas e em grande parte do mundo. Tal espécie chega a medir até 36 centímetros comprimento, possuindo capuz e topete nucal negros, pescoço acinzentado, peito com estrias ferrugem, dorso estriado de marrom, pernas amarelas e curtas. Também é conhecida pelos nomes de ana-velha, garça-socoí, maria-mole, socó-boi, socó-criminoso, socó-estudante, socoí, socó-mijão, socó-mirim e socó-tripa.
O socozinho (Butorides striatus) é uma ave aquática muito comum em áreas alagadas. Geralmente, nidifica solitário, podendo associar-se a outros indivíduos no período de reprodução, formando colônias de nidificação.


Seguidores