quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pica pau anão barrado, Gaturamo verdadeiro e Peixe Cará


pica-pau-anão-barrado é uma ave piciforme da família Picidae. Também conhecido por picapauzinho, picapauzinho-barrado e pinica-pau.
Este é o anão dos pica-paus. Mede aproximadamente 10 centimetros e pesa em média 11,5 gramas. As penas da nuca formam freqüentemente uma pequena crista. Partes superiores uniformemente pardas, partes inferiores densamente barradas.


Nome Comum: Gaturamo-itê, Tem-tem-de-estrela
Distribuição: Ocorre das Guianas e Venezuela ao Rio
Grande do Sul.

Habitat: Orla da mata, fruteiras em plantações, árvores
densas em parques.
Características: 12,0cm de comprimento, 15g (macho).
O mais popular e apreciado pássaro canoro dentre todos os de
gênero Euphonia. Um dos melhores imitadores. Um único macho pode se manifestar em poucos minutos na voz de 10 a 16 espécies de aves diferentes. São imitações perfeitas, mas traduzidas para sua própria força vocal reduzida.






O Peixe Cará é uma das espécies mais interessantes e comuns dentre os ciclídeos tipicamente brasileiros, sendo descrita originalmente no Rio de Janeiro. Infelizmente, ela é pouco requisitada como espécie ornamental, talvez pelo seu comportamento territorialista, semelhante aos ciclídeos africanos. É extremamente adaptável, vivendo em quase todos os tipos de ambiente aquático, incluindo água salobra, e, por isso, é bem tolerante quanto a variações de pH e dureza. Decora o aquário a seu modo, escavando o substrato, comportamento esse que lhe rendeu o nome científico Geophagus (comedor de terra).



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog