caracol nativo da Floresta Atlântica chamado Drymaeus papyraceus (Mawe, 1823), representante da Família BULIMULIDAE.
Os caracóis nativos estão sendo dizimados (e isso é crime ambiental) devido à intensa campanha negativa que a midia desenvolve contra esse animal, que POTENCIALMENTE pode transmitir duas doenças, mas sem haver um caso sequer no Brasil transmitido por ele.
CLASSE: GASTROPODA :: TERRESTRE
FAMÍLIA: BULIMULIDAE
ESPÉCIE: Drymaeus papyraceus (Mawe, 1823)
O caracol (e não caramujo) da foto não é o africano em sim um caracol nativo da Floresta Atlântica chamado Drymaeus papyraceus (Mawe, 1823), representante da Família BULIMULIDAE.
ResponderExcluirOs caracóis nativos estão sendo dizimados (e isso é crime ambiental) devido à intensa campanha negativa que a midia desenvolve contra esse animal, que POTENCIALMENTE pode transmitir duas doenças, mas sem haver um caso sequer no Brasil transmitido por ele. Os 4 casos reportados foram transmitidos por lesmas nativas.
O Achatina fulica é comestível, sendo considerado iguaria, junto com o Gros-Gris, em diversos paises europeus, e faz parte importante da dieta de muitos paises africanos.
No Brasil mesmo, os antigos consumiam caracóis, como dieta alternativa.
O Achatina, sendo purgado e cozido por 40 minutos (o cozimento elimina qualquer parasito, assim como ocorre com outras carnes), é um ótimo prato, podendo ser preparado em diversas receitas encontradas na Internet. Eu mesmo consumo, quando tenho oportunidade.
Vejam http://projetocaramujoafricano.blogspot.com/
Rita Redaelli
Rio de Janeiro
BOA DICA JÁ ESTOU MUDANDO OS CONCEITOS SOBRE O ACHATINA ,POIS PENÁPOLIS-SP COMEÇA A SER INFESTADO.E A POPULAÇÃO CARECE DE INFORMAÇÕES....
ResponderExcluirprezado henrique...
ResponderExcluirfico muito feliz que você esteja mudando...
eu, particularmente, encaro o africano não como um problema, mas como uma solução.
visite nosso blog... www.CaracolAfricano.com e se puder... recomende alguns dos textos para os jornais de sua cidade.
participe de nossa lista de discussão sobre caracóis... um grande abraço.
mauricio
maravilha de matéria...
ResponderExcluir