quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cágado pescoço de cobra


Habitam principalmente os rios e regiões alagadas.Alimentam-se de peixes, crustáceos, vermes e ocasionalmente vegetais. Passam a maior parte do dia escondidos, entres os troncos e a vegetação submersa, e a noite é que mantém-se ativos em sua busca por alimento.
Famoso por seu pescoço longo que se assemelha a uma cobra, o animal possui listras verticais pretas que contrastam com a pele clara inferior. O aspecto comprido auxilia na caçada de peixes pequenos e rápidos, anfíbios, minhocas, caracóis e insetos aquáticos. O pescoço é também utilizado como uma espécie de snorkel, possibilitando a respiração em locais de média profundidade.
A diferenciação sexual se dá pelo tamanho. As fêmeas são maiores que os machos, podendo alcançar 30,6 cm, pesando em média 1,5 kg. Já os machos, apesar de possuírem caldas maiores, não ultrapassam os 28,4 cm, pesando em média 1 kg e podendo chegar aos 2 kg.

Bicho Preguiça


Natural da Mata Atlântica e da Amazônia, o preguiça pode ser encontrado também em outros países da América do Sul e da América Central.
Embora ainda não seja considerado um animal em extinção, já está desaparecendo de diversas regiões onde era comum , passam quase todo o tempo de seus 50 anos de vida (em média) em cima das árvores, onde se alimentam de 22 espécies diferentes de vegetação da Mata Atlântica e dormem cerca de 14 horas diárias. Vítimas também das queimadas, as preguiças costumam fugir para áreas próximas às cidades, tornando-se uma presa fácil para caçadores ilegais.
Animais de hábitos solitários, os machos e as fêmeas só se encontram para acasalar. A gestação dura de seis a oito meses, nascendo apenas um filhote, entre os meses de agosto e setembro. Quando adulto, um bicho preguiça pode pesar até cinco quilos e medir 59 centímetros da ponta do nariz a ponta da cauda.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Flor do Maracujá


Maracujá, na língua tupi, quer dizer "alimento dentro da cuia", isto é,a própria casca.
 No Brasil conhecemos mais de 150 variedades da fruta.

Devido as suas propriedades terapêuticas, o maracujá possui grande valor medicinal: as folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas tem efeito diurético. Seu uso principal, no entanto, está na alimentação humana, na forma de sucos, doces, geléias, sorvetes e licores. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo.

O maracujá é uma planta tipicamente brasileira, muito apreciada pelo sabor de seus frutos e pelo perfume de suas flores. Estas flores, conhecidas como "Flores da Paixão", foram antigamente muito apreciadas e celebradas como "as graças dos prados, brincos da natureza e devoção da piedade cristã".

É crença geral que o maracujá foi criado por Deus para perpetuar a lembrança do sacrifício do calvário. Esta flor de extraordinária beleza tem a singularidade de apresentar num simbolismo caprichoso da natureza, os principais instrumentos da Paixão de Cristo: coroa, açoites, cravos e chagas.

Seguidores