segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Saracura-do-mato


 
 É encontrada no sudeste do Brasil e também na Argentina e Paraguai.
Habitat: Florestas temperadas, subtropicais ou tropicais úmidas de baixa e alta altitude e rios, mas prefere as áreas pantanosas, alagadiças e taboais.

Alimentação: Espécie onívora, gostam de capins e brotos de milho, consomem insetos e larvas, ovos de outras aves aquáticas, desovas de pererecas.

Reprodução: As saracuras-do-mato nidificam em arbustos, a 2 metros do solo. Normalmente chocam de 4 a 5 ovos por ninhada, que são manchados de marrom.
De um olho vermelho de impressionar, a saracura-do-mato também chama a atenção pela sua plumagem, azulada e marrom, que se contrasta com um bico verde-jade.

Também conhecida como saracura e saracura-do-brejo, esta ave, que normalmente é difícil de ser avistada, quando percebe a presença de pessoas sai correndo escondendo-se, em geral chega a medir 34 centímetros de comprimento.

Espécie inquieta, quando está nervosa agita a cauda curta, que naturalmente fica levantada verticalmente. Cantora no horário do crepúsculo, em geral vive solitária ou aos casais. Sua voz é forte e dura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores