quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cogumelos de troncos de arvores


Os cogumelos não possuem a substância verde chamada clorofila. Os vegetais, que possuem Clorofila, podem usar a luz do sol para produzir carboidratos, um tipo de alimento de que precisam. Produzem a partir da água e do dióxido de carbono, um dos gases existentes no ar. Os cogumelos não têm o verde das folhas e precisam utilizar o alimento que já foi produzido por alguma planta verde. Por isso, encontram-se em tocos de árvores, nas folhas e em gravetos em decomposição ou mesmo nos solos muito ricos. Dessa forma, obtêm o alimento de que precisam.
As vezes, encontra-se uma espécie que se desenvolve em troncos ou galhos de árvores vivas. Os cogumelos que crescem nas plantas vivas são chamados parasitos. Ou podem crescer no húmus, como saprófitos, aproveitando a putrefação de organismos mortos.
A principal parte do cogumelo, o micélio, vive inteiramente da matéria em que está imerso e que lhe fornece alimento. Quando o mecélio cresce em troncos ou em árvores, provoca a decomposição desses. A decomposição fornece mais matéria orgânica para alimentar o cogumelo.
O cogumelo precisa de bastante umidade. Depois de uma temporada chuvosa, eles brotam, de repente, em grandes quantidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores