domingo, 1 de maio de 2011

Jararacuçu



A Jararacuçu (Bothrops jararacussu) é uma víbora venenosa da família dos viperídeos. De até 2 m de comprimento e coloração dorsal variável entre cinza, rosa, amarelo, marrom ou preto, com manchas triangulares marrom-escuras. É encontrada na Bolívia, Brasil (Bahia e Mato Grosso até o Rio Grande do Sul), Paraguai e Argentina.
Na língua tupi-guarani "jarara" significa o bote da cobra e "uçu ou ussu" significa grande ou longo. Ao pé da letra jararacuçu significa a cobra que dá o bote a grande distância ou seja um bote de jararacuçu pode atingir uma distância do tamanho dela mesma sendo assim uma jararacuçu com por exemplo 1,5 metro de comprimento pode atingir seu alvo a 1,5 metro de distância. No Brasil, a maioria dos acidentes envolvendo pessoas picadas por cobras são atribuídos às picadas de jararacuçus.
A espécie tem dimorfismo sexual, sendo as fêmeas maiores que os machos e diferentes na coloração, ele cinza, e ela amarelada. São muito temidas pela quantidade de veneno que podem injetar. Localizar uma jararacuçu no meio da floresta não é fácil porque ela possui uma camuflagem quase perfeita e, mesmo para olhos treinados, quase sempre, passa despercebida.
As jararacuçus costumam tomar sol para se aquecerem durante o dia e preferem caçar á noite.
Os adultos alimentam-se de pequenos roedores, pequenas aves e os juvenis se alimentam de pequenos anfíbios, minhocas e até de alguns insetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores