Todas essas fotos foram tiradas por mim na nossa casa em Barra do Una (litoral norte de São Paulo),dentro do sertão na fazenda das cachoeiras. Neste lugar maravilhoso,dispomos de uma gleba de mata atlântica totalmente preservada. Pensando em mostrar a importância em se preservar cada vez mais para podermos registrar maravilhas como estas resolvi montar este blog, sejam bem vindos a esta experiência....
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Choca-da-mata
São cerca de 230 espécies, distribuídas exclusivamente na região neotropical e muito abundante na região amazônica, conhecidas pelo público geral como brujaras, papa-taócas, para-formigas, chocas, chupa-dente. O tamanho e a forma são muito variáveis (8-35cm). Algumas formas são esbeltas, com longas caudas, outras, silhueta arredondada com cauda muito curta. Regra comum é o bico robusto, forte e amiúde ganchoso e asas curtas, arredondadas. O tamanho do tarsos, denota a adaptação destas aves aos seus hábitos: longos nas aves terrícolas, que vivem andando no solo; curtos nas arborícolas que sempre ficam a investigar por entre as folhas, na ramagens. São animais essencialmente florestais, sendo que algumas formas chegam a desaparecer quando o ambiente é ligeiramente modificado pelo homem.
Alimentam-se de invertebrados como insetos, aracnídeos e até pequenos roedores, lagartinhos e cobras. Várias espécies são adaptadas a acompanhar as grandes legiões de formigas que de tempos em tempos se deslocam pelo chão da floresta. Com isso aproveitam-se para capturar insetos afugentados por esses exércitos, conhecidos como correições, guajus ou taócas. Os ninhos são construídos em forquilhas, geralmente em baixa a média altura, em cavidades de árvores ou ainda no chão, na base das árvores. Os ovos são em números de 2, raramente 3 : brancos, marrons, manchados de marrom escuro, púrpura e de várias outras cores. Ambos os sexos se encarregam da incubação, cabendo apenas a fêmea o trabalho noturno. Os filhotes demoram 14-20 dias para nascer e após 9-18 dias já abandonaram o ninho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário