Todas essas fotos foram tiradas por mim na nossa casa em Barra do Una (litoral norte de São Paulo),dentro do sertão na fazenda das cachoeiras. Neste lugar maravilhoso,dispomos de uma gleba de mata atlântica totalmente preservada. Pensando em mostrar a importância em se preservar cada vez mais para podermos registrar maravilhas como estas resolvi montar este blog, sejam bem vindos a esta experiência....
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Borboleta da Mata Atlantica
Borboletas e mariposas possuem escamas coloridas nas asas. Como todo inseto, borboletas e mariposas têm o corpo dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdômen.
Na cabeça tem 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos ( formados por várias lentes) e a boca, na forma de um canudinho usado para sugar o néctar das flores.
No tórax tem 6 patas e em geral 2 pares de asas. No abdômen encontram-se os órgãos vegetativos e reprodutivos.
Borboletas e mariposas apresentam 4 fases distintas em seu desenvolvimento: ovo, lagarta - fase jovem, crisálida - transformação e borboleta - fase adulta.
Quase todas as espécies de borboletas são ativas durante o dia.
Muitas espécies de borboletas têm diferentes cores e texturas em suas asas, um dos motivos que fazem seus admiradores colecioná-las.
Já as mariposas geralmente ativas durante a noite atraída por focos de luz esta é uma das diferenças entre borboletas e mariposas.
As borboletas são importantes polinizadoras e alimentam-se de líquidos variados.
O corpo da borboleta é muito leve, as asas são muito largas, mas, mesmo assim ela acaba conseguindo pousar na flor aberta, de onde suga o néctar adocicado.